Abdel Halim Hafez - عبد الحليم حافظ

Abdel Halim Hafez
Abdel Halim Ali Shabana, conhecido pelo nome artístico de Abdel Halim Hafez (Al-Sharqiya, Egito 1929 –1977), considerado um dos maiores artistas do Egito e do mundo árabe, também era ator, maestro e empresário.Ele também era conhecido como el-Andaleeb el-Asmar (O Rouxinol Moreno‎) e foi considerado um dos maiores ícones da música árabe moderna, influenciando artistas até hoje. 


O início da vida deste grande artista foi marcada desde muito cedo pelo falecimento de sua mãe ao dar a luz e de seu pai cinco anos depois. Criado em um orfanato e posteriormente adotado por sua tia no Cairo, viveu uma infância pobre, mas seu talento musical foi imediatamente conhecido por seu irmão e professor de música Ismail Shabana. Anos mais tarde como substituto do cantor Karim Mahmud na Rádio Nacional do Egito, foi apadrinhado pelo renomado cantor e compositor Mohamed Abdel Wahab. 
Abdel Halim e Farid Al-Atrash

Abdel Halim e Mohamed Abdel Wahab
O raro talento musical de Abdel Halim também incluía diversos instrumentos como oboé, bateria, piano, oud, clarineta e violão e foi um dos primeiros artistas a trazes estes instrumentos para o mundo da música árabe. Além de atuar em dezenas de filmes que tornaram suas canções extremamente famosas em todos os países árabes. 
Seu falecimento aos 47 anos, causou comoção em todos os países árabes e em seu funeral no Cairo estiveram presentes mais pessoas do que no do próprio ex-presidente Gamal Abdel Nasser.

(Pesquisa de Janaina Elias, baseado em: Wikipedia )

Vídeos de Abdel Halim Hafez
Gabbar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...